quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Manifesto - me


15 de outubro é dia do professor, né ?

Admito : não sou muito chegada a este tipo de comemoração, até porque me soa assaz demagógica, principalmente aquelas reportagens do Jornal Hoje que mostram, sempre, aquela professorinha lá de "São José do Capopó", que dá aulas em uma salinha com teto cheio de goteiras, ganha uma bolsa família de salário e,ainda assim, destemida, continua a sua missão.


Isso é ridículo e uma inverdade ;nem todos os professores vivem na miséria, e nem ganhar pouco faz de vc mais ou menos merecedor de mérito.

Afinal de contas, pobreza não é virtude.


O que me fascina , na minha profissão, é a capacidade de aprender e de poder, mesmo que humildemente, mudar algo, nem que seja um mínimo fato e/ou situação que faça parte do meu cotidiano.


Aprendi que a mudança não é feita [somente] por aqueles que saem às ruas a protestar.A mudança também ocorre no silêncio, na madrugada fria (ou quente), quando a gente não pode (ou não consegue) dormir, por conta das provas a corrigir, dos simulados a preparar, dos exercícios a elaborar.


E, para que tal mudança ocorra, é preciso ,apenas, uma coisa:

DEDICAÇÃO.

Isso, a gente não obtém como crédito na faculdade.


Aliás,certa vez, tive um mega "quebra pau" com uma prof. de prática pedagógica (e nem faz tanto tempo assim...), porque eu disse na cara dela que a gente não aprende a ser professor.

A gente nasce professor.


Tenho muita pena de quem "vive de dar aulas enquanto não consegue emprego de sei lá o que". Tenho mais pena, ainda, das pobres almas que este ser humano tiver de "educar".


Contudo, tal fato não me faz sentir desiludida ou desanimada. Sei que a seleção natural tratará destes seres que usam o magistério como "bolsa balada".

Enfim, me sinto feliz por ter escolhido ser professora.
Deve ser muito ruim exercer uma profissão pelo motivo de não ter dado certo em qualquer outra coisa na vida.


E, por isso, eu digo :Feliz dia dos professores para mim e para todos os profissionais que batalham nesta revolução silenciosa que só a educação proporciona!

E que, ano que vem , o Jornal Hoje procure outros exemplos que dedicação ao magistério diferentes da tal "professorinha-que-leciona-em-um lugar-miserável-que-eles-mostram-todo santo-ano".


Paz.


"Be not afraid of life. Believe that life is worth living, and your belief will help create the fact."


[Henry James]

Nenhum comentário: